GTA IV

Fala Galera, André Blogando..

Fonte: Folha Online

Não, eu não tenho XBOX 360 (Por enquanto), muito menos PS3 e esse não é um post para falar bem ou mal do jogo. Vamos aos fatos. Aconteceu na terça passada o lançamento oficial do game GTA IV, e ao fim de 24 horas foram vendidas 609 Mil Copias do jogo. O equivalente há: R$: 60.900.000,00 (60 Milhões de Reais) em um único dia. E Está previsto para ao longo da primeira semana R$: 800.000.000,00 (800 Milhões) em vendas. Muito mais rentavel que a estreia de muitos filmes de Hollywood. Alguém ainda duvida da capacidade desta indústria?

Vamos ao que interessa para nos no mercado publicitário. A expansão dos anúncios nos games. Antigamente para ter seu nome, logo, ou produto dentro de um game a empresa deveria apostar no game durante o seu período de desenvolvimento, algo arriscado e difícil de mensurar em questões de custos, pois o jogo poderia ser um fracasso, e aquele investimento teria um retorno horrível, ou caso contrario o jogo se tornaria mania mundial, e o investimento considerado baixíssimo em relação à exposição que a marca ganhou. Existe ainda os Advergames, jogos patrocinados por determinadas empresas que giram em torno de uma marca, de cabeça lembro-me de Cool Spot e Fido Dido, ambos para Mega-Drive, Alem é claro dos jogos da Mc Donalds, Ou o clássico Need For Speed Porsche que era uma aula sobre a montadora. O Primeiro advergame da historia, foi desenvolvido para o Atari e se chamava Pepsi invaders, uma copia do Space Invaders onde você tinha que destruir o nome da Pepsi. (Claro, foi desenvolvido pela Coca-Cola).

Mas com os avanços tecnológicos, e a Internet cada vez mais veloz surgiram os Jogos Online e as possibilidades publicitárias dentro deles, Ações junto ao World Of Warcraft são comuns. E não vamos nem aprofundar detalhes do Second Life, que já teve seus dias de gloria e agora está decadente. Alias é comum da Web 2.0 novas manias surgirem e desaparecerem rapidamente.

A revolução da publicidade dentro de Games, está para acontecer, uma nova plataforma de jogo está sendo desenvolvida, deixando as áreas disponíveis para a publicidade com um código fácil de ser alterado. Ou seja, o jogador comprará o jogo sem publicidade, e irão surgir atualizações que alem de vantagens para o jogo, como novos mapas, alterará a publicidade dentro do game. Assim, mensalmente a publicidade poderá ser trocada e um valor justo cobrado.

Algumas pesquisas apontam que os Jogadores gostam de ver publicidade dentro dos games, pois torna o Game mais próximo da realidade. Estudos mostram que em breve a indústria dos games será uma das industrias mais rentaveis, junto com o Cinema, cada vez mais a industria do entretenimento ganha espaço.

Comerciais que são inspirados em Games, já estão em toda a parte.

Anúncios
  1. Xi, nesse assunto de games eu to por fora heim? Não entendo nada, mas que os comerciais da Coca-Cola deram um show, ahh, isso deram.

    E quanto a sua sacada, meus parabéns!

    E aí, já deu uma olhadinha na promoção do IVA?
    Dá uma lida no meu post e quem sabe entra nessa, é só ser criativo e dar uma idéia de VT, vai que um aluno da Estácio ganha e daqui uns meses tem seu VT rolando em rede estadual, uaaaaaaaau.
    Não é uma má idéia, é?

    Uma beijoca e muitos comerciais de games pra nós!

  2. E para quem pensa q jogo é coisa de nerd presta atenção nas grandes empresas, cada vez mais tem um game no seu site como forma de interação com o consumidor.
    Tá ai uma saida para inovação dos anúncios!

    bju
    heheheheh

    • Thiago Pravatto
    • 6 de maio de 2008

    se alguem viu o Estudio SC esse domingo pode notar o tamanho do mercado que esses games, tanto para celulares, como para hot sites, publicidade e entre outros estão tomando..

    a coisa tem futuro!!!

    ps: a sacada da coca fazer o comercial dela com o jogo foi demais!! heheh

    abraço

    • André Damasco
    • 6 de maio de 2008

    Santa Catarina é polo amigo.
    Temos um contribuidor cadastrado no blog que trabalha na empresa que desenvolve jogos ali no parque alpha, na SC 401.
    Já pedi para ele fazer um post sobre o game, vou reforçar o pedido.
    É uma industria de futuro absurdamente promissor, cada vez mais as pessoas investem com home-entretenimento (show, neologismo, esse é meu!). Isso não só falando em Games, mas em home theaters poderosos, TVs animais, vendas pela internet e tudo o possivel para ficar o maior tempo possivel dentro de suas casas. (isso rende um post)

    🙂
    Tá Falado.

    • danielcampos15
    • 8 de maio de 2008

    Cara esse tempo é muito interessante.
    Estou começando a pesquisar sobre isso. Se importa se eu usar algumas infos do teu post?

    Grato
    Att

    Daniel Campos

  1. No trackbacks yet.

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.
%d blogueiros gostam disto: