Customização e Aprendizado – um novo olhar midiático

Inaugurando minha participação nesse espaço “brainstórmico” de idéias, novidades e afins, nas áreas de comunicação e marketing, inicio com um artigo publicado em meu blogger http://mirellavegini.blogspot.com/ e no site de relacionamento “criaticidade”, sobre a importância dos meios de comunicação como ambiente propício para o aprendizado da marca.


Falar de mídia, para mim, é conceituar essa fantástica área da publicidade como a responsável por “oportunizar o contato da marca com o consumidor”. Mais do que isso, fazer mídia deve ser entendido como “ensinar o consumidor a respeito de uma marca de um produto ou serviço”. Dessa forma, mais do que “publicitar” através de argumentos de venda ou com estratégias de posicionamento, as empresas devem promover o conhecimento. O consumidor deve aprender a lidar com a marca, entender sua importância e associá-la a sua vida. Esse aprendizado, promovido pelo meio e pela mensagem, educa a sociedade e insere, de forma participativa, a empresa anunciante no seio do cotidiano de consumo.

Uma estratégia midiática que, sem dúvida, promove o aprendizado da marca é a “Comunicação Customizada (Custom Publishing)”. Por comunicação customizada entende-se a comunicação personalizada, trabalhada no sentido de não apenas divulgar uma marca, mas também de promover o aprendizado dessa marca, trabalhando o meio e a mensagem de forma única, sob medida. Une o caráter jornalístico – da informação, com a construção de um aprendizado planejado por estratégias de comunicação publicitária. O exemplo mais clássico de customização são as Revistas de Bordo, das empresas de aviação. Porém, a customização pode também ser trabalhada em qualquer outro meio de comunicação convencional. A regra básica é “ mais do que oferecer um produto ou serviço, vamos gerar conteúdo através dos meios de comunicação, pertinentes a missão corporativa da empresa”.

Esse artigo, na íntegra, você lê no blogger http://mirellavegini.blogspot.com/

* Mirella Vegini. Mestre em Linguística, com MBA em Gestão de Marketing, Especializada em Administração e Marketing e graduada em Publicidade e Propaganda. Empresária, consultora em Gestão Empresarial em Comunicacão. Professora da UNISUL e Estácio de Sá, de Santa Catarina.

Anúncios
  1. No trackbacks yet.

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.
%d blogueiros gostam disto: