O que é arte para você?

Ontem estávamos reunidos em um bar, e rolou um papo sobre arte.
Desde Van Gogh e Salvador Dalí até os atuais Cipriano e Luciano Martins.
E no ar ficou a pergunta “O que é arte para você?”

A Persistência da memória”, de Salvador Dalí

Minha resposta:

Para mim arte é uma visão do mundo, a Arte é inspirada na realidade, mas não deve imitar-la. A arte que imita a realidade pode ser feita por qualquer um, e aquilo que qualquer um pode fazer não é arte, é banal. Um cachorro amarrado esperando morrer de fome não é arte. Toscani fez um papel belíssimo, dividido em duas partes, a primeira totalmente artística, Fotos belíssimas e chocantes, mas quando passou a fotografar o desastre alheio, deixou de fazer fotos artísticas e passou a fazer fotos jornalísticas. Não estou criticando o seu trabalho. Só estou apresentando meu ponto de vista. Arte é referência, inspiração e existe para ser admirada e interpretada de diversas formas, não existe Arte ruim ou arte boa, tudo é arte.

E para você. O que é arte?
Deixe sua resposta nos comentários.

  1. arte pra mim é a criatividade individual expressa de alguma forma, pode ser em musica, pintura, ou qqer outra forma de expressão

    • Zé Roque
    • 1 de maio de 2008

    Arte: Latim ars, significando técnica e/ou habilidade

    Para mim arte é a produção de uma cultura, uma forma de expressão de uma pessoa, de uma idéia sobre uma matéria. O artista escolhe a melhor substância para aplicar sua idéia usando de sua técnica(habilidade), que pode ser a expressão de sentimentos, um olhar da realidade por de trá de seus próprios óculos.
    Há diferentes maneiras de se expressar : pintura, música, poesia, expressão corporal (balet, dança, coreografia, estátua viva,…), e muitas outras coisas. Ou seja é algo produzido do esforço corporal de alguém.
    Podemos também pensar a arte como representações semióticas de uma idéia. Esta idéia pode ser expressa por diferentes representações. Algo completamente subjetivo, uma vez que você poderá fazer uma leitura de acordo com seus próprios critérios.

    • juniorcachorro
    • 1 de maio de 2008

    o q é arte?
    na verdade prefiro falar o q acho q é a função da arte!
    a arte tem na sua função tirar as pessoas do seu estado de inêrcia (pensamento), nos fazer refletir sobre aquilo q estamos vendo e nos causar sensações!
    Estas podem ser boas ou ruins e podemos concordar ou não, mas seu papel foi feito, nos fazer pensar.
    Precisamos tbm tentar saber o que o artista quer nos apresentar, tentar saber qual a mensagem por tras das suas obras
    Qdo Duchamps colocou um mictório virado ele sabia que aquilo causaria polêmica, mas essa era sua intenção e conseguui o que pretendia, que era fazer nos perguntar o q era arte!
    Enfim acho q temos muito o q falarrrrrrrr, conversar, debater!
    mas arte é arte, gostando ou não, e acho o que importa é sorri!

    Abraço
    Mario

    • carla
    • 17 de fevereiro de 2009

    pra mim arte é o modo q a pessoa tem de expressar seus sentimentos,
    pode ser em musica , em desenhos, em poemas e muito mais .

    • vanessa
    • 25 de fevereiro de 2009

    E UMA CRIACAO MANIFESTADA POR MEIOS DA DANCA,DA PINTURA,DO CANTO,DO DESENHO,DA POESIA,ECT,PARA EXPRESSAR OS SENTIMENTOS,AS EMOCOES,AS CRENCAS E OS VALORES DOS SERES HUMANOS

  1. No trackbacks yet.

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.
